*Foto: SETUR/SP

Via: https://brasilturis.com.br/circuito-litoral-norte-participa-de-seminario-sobre-regionalizacao/

O Circuito Litoral Norte durante sua participação no Meon: Diálogos & Estratégias – Turismo, realizado pelo Grupo Meon de Comunicação, na última semana, destacou os planos para desenvolver profissionalmente e turisticamente a região que integra Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, colocando produto nas prateleiras nacional e internacional.

Todas as ações do Circuito Litoral Norte, que contaram com a parceria de entidades como ABIH e Sebrae, além da Secretária de Turismo do Estado, são pensadas regionalmente, favorecendo igualmente os cinco municípios.  “É preciso que a região se entenda, com suas rodovias, as suas estradas, o seu aeroporto, a sua movimentação, a movimentação dos turistas, o alongamento das estradas. É uma região que é um potencial de turismo internacional. Na Argentina, há uma demanda pelo Litoral Norte. É preciso criar um produto que nós possamos divulgar e que os municípios comecem a entender que podem investir”, pontua Vinicius Lummertz, secretário de Turismo do Estado.

Outro tema tratado na apresentação do consórcio foi a qualificação do turista que chega à região. A ideia é desenvolver um turismo sustentável, mantendo o visitante por mais tempo na região, oferecendo uma experiência regional completa e, por consequência, aumentando o tíquete médio.

“Se o turista vem para ficar só em um destino, ele fica um dia ou dois e vai embora; se ele fica em uma região como a do Vale do Paraíba, ele pode ficar dez ou 15 dias e vai ter muita coisa para fazer”, afirma Bruno Omori, presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente (IDT-Cema). Além de Lummertz,  William França, secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo do MTUR, e Toni Sando, presidente da Unedestinos, participaram do evento.

Selo Turismo Responsável
Comprovando a preocupação de toda a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte em promover o turismo seguro, a adesão ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, vem se confirmando um sucesso entre as empresas e profissionais do segmento.

De acordo com dados apresentados por William França, mais de 800 empresas regionais já estão reconhecidas com a chancela, concedida aos empreendimentos e profissionais do segmento que estão cumprindo os protocolos de segurança e saúde recomendados pelos órgãos oficiais.

“O selo é parte essencial do plano de retomada do turismo. O Brasil foi o 10º país do mundo a ter essa chancela de padrões e exigências a serem seguidas”, ressaltou o secretário. Agora, além de funcionar como um instrumento de marketing que comprova a segurança de um destino, o reconhecimento também vem sendo utilizado como importante orientador para mostrar que os empreendimentos turísticos estão cuidando da saúde dos turistas e profissionais do setor.

Na região do RMVale, os segmentos que mais cadastraram empresas, até então, foram: meios de hospedagem, agências de turismo, transporte turístico, restaurantes e eventos. Também em sua apresentação, França comentou sobre a tendência de viagens hiperlocais, rodando nas proximidades de carro e sobre a importância da profissionalização do turismo.

“Estamos trabalhando para tornar o turismo efetivamente mais profissional. Para tirá-lo da informalidade. Quando se tem um sentido de organização em conjunto, isso é bastante positivo e todos ganham”, reforça.